quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Notícias dos famosos

Você já parou para pensar qual a razão de nos interessarmos tanto pela vida das celebridades, famosos e quase famosos? Na verdade, a resposta começa com outra pergunta: porque nos interessamos pela vida alheia?

Em certo grau, a resposta pode ser encontrada na sociologia, afinal, somos seres sociáveis, vivemos em sociedade e se algo afeta um membro do grupo, de certa forma acaba afetando outros, mesmo que de formas e em graus diferentes.

A psicologia nos dá outra explicação razoável e diretamente ligada às nossas bisbilhotadas na vida alheia, seja de um famoso ou de um vizinho. De acordo com alguns psicólogos, quando buscamos acompanhar a vida de uma pessoa famosa é porque sentimos uma falta, uma carência de personalidade que falsamente suprimos, projetando nossas pulsões na pessoa, que é o alvo de nossa admiração. É a Psicanálise a corrente cientifica que mais oferece embasamento acerca da projeção, que foi primeiramente pensada por Sigmund Freud, e posteriormente por sua filha Ana Freud.

Isso pode ser saudável, até certo ponto. Por exemplo, não somos “rockstars” e, portanto, não estamos rodeados de belas fãs. Por isso admiramos Mick Jagger que com seu mais de meio século de idade já casou e se relacionou com as mais belas mulheres do mundo. Projetamos nossos desejos no velho Mick e mantemos nosso relacionamento a salvo de todas essas beldades mundiais.

Há mais uma explicação, bem menos científica. Quando vemos que aquele casal famoso teve um briga homérica por ciúmes ou que aquela musa tem celulite, vemos o quanto eles são humanos, e, por isso, nos sentimos mais confortáveis com a nossa humanidade.

Por isso tranquilize-se, é normal e saudável “dar uma espiadela” na vida alheia.


Obs:
Para ler descontraídas noticias dos famosos uma boa dica é acompanhar a coluna Buzz do Jornal Gazeta do Povo. 

Se você se interessou e quer saber mais sobre projeção é só clicar aqui: Fundamentos Freud.


Mais sobre Pulsão nesse site: introdução ao conceito de Pulsão.

Agora, se você quer saber um pouco mais sobre aspectos sociais esse texto indica algumas direções: Fãs e ídolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário