quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Os melhores chargistas do mundo

Henfil, Bill Watterson e Quino, são, para mim, os maiores chargistas do mundo. E antes que você comece a discordar, deixe-me apresentar os meus argumentos. Já pensou como seria o mundo sem a sagacidade da Mafalda ou sem as presepadas do Calvin? No mínimo seria muito sem graça. Agora imagine um mundo em que a Graúna, de Henfil, não tivesse existido. Inconcebível, pelo menos para mim, fã incondicional.

Cresci lendo esses “desenhos”. Logo, eles moldaram parte do que sou. Confesso que, às vezes, uso frases inspiradas em charges. Por exemplo, quando tenho que terminar – ou começar algo – e não encontro ideia para inspiração, apelo para Calvin e o pânico do último minuto. Ou então, se não sei como explicar, ou entender, o mundo Mafalda de Quino fala por mim.

Agora vou falar do meu personagem preferido: a Graúna, de Henfil. Como pode uma criatura que é feita de rabisco, com olhos enormes expressar tão claramente o que é o Brasil, o que é ser brasileiro. Ela não era alienada, conhecia os problemas do Brasil, mas estava sempre tão envolvida com seus problemas. Afinal, tinha que chocar seus ovos e não tinha como expressar sua revolta. Soa familiar? Pois, para mim também, talvez por isso eu tenha um carinho especial por ela, que é tão brasileira.

E como sou fã de charges, sempre estou buscando alguma coisa nova. Uma boa dica é o Blog Salmonelas, que sempre apresenta assuntos interessantes, além das ótimas charges.

2 comentários: