sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Atitudes Sustentáveis

A palavra sustentabilidade ganhou espaço na mídia nos últimos anos, e de ideia passou a ser ideal. Entretanto, muito se fala e muito pouco se faz, aliás, muito pouco fazem.

Para a sustentabilidade ser sustentável, perdoe-me o trocadilho, é preciso que o maior número de pessoas tome consciência de que somos responsáveis pelo que está acontecendo e pelo acontecerá em nosso mundo.

Não são prognósticos “messiânicos”, são constatações científicas. Para evitar danos cada vez mais drásticos à natureza e ao nosso meio ambiente, é necessário um engajamento, atitudes comprometidas, para garantir que as gerações futuras tenham as mesmas condições e recursos que temos.

Você pode se perguntar: trabalho o dia todo e/ou estudo, o que eu posso fazer?

A resposta é clara e simples: muito, você pode fazer muito. Basta agir de maneira responsável e coerente com a sustentabilidade. Abaixo consta uma lista de atitudes sustentáveis.

Diminuir o uso de sacolas plásticas: se fala à exaustão sobre o consumo exagerado de sacolas e no quanto elas demoraram para decompor. Então use as saídas alternativas, por exemplo, uma sacola de material durável como um tecido ou, então, uma cesta.

Consumir menos água: vivemos no país que tem a maior reserva de água do mundo, por isso, nossa responsabilidade é muito maior. Use a menor quantidade de água possível na higiene pessoal e doméstica. Que tal procurar uma lavagem alternativa para o seu carro?

Vá de bicicletas ou a pé: e se for muito longe, use o transporte coletivo. Além de ajudar a diminuir a liberação de gases tóxicos, você fará bem para sua saúde, pois, uma caminhada ou pedalada melhora o condicionamento físico. E andando de transporte público você ajudará reduzir os congestionamentos e evitará o estresse.

Troque as lâmpadas: lâmpadas fluorescentes consomem menos energia e lembre-se de não deixá-las acessas sem necessidade.

São atitudes simples que ajudam a garantir a sustentabilidade. Quer saber se você é uma pessoa “sustentável”? Faça o teste aqui: Você é sustentável?


Nenhum comentário:

Postar um comentário