sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Sustentabilidade: o que é sustentável?


Sustentabilidade é a palavra de ordem. Lemos e ouvimos toda hora, não só a palavra, mas muitos termos a ela relacionados. Mesmo assim, você sabe o que significa agir de maneira sustentável?

Se você pensou em “ecologia” acertou, porém, a ideia é ainda mais abrangente. Vejamos.

Sustentabilidade está diretamente associada à ideia de desenvolvimento sustentável, que é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Isso significa que, por exemplo, uma empresa, um país ou mesmo uma família é capaz de suprir suas necessidades atuais, causando o mínimo de desgaste nos recursos naturais e ecológicos, para que as gerações futuras tenham as mesmas possibilidades e que o meio ambiente possa suportar as inúmeras intervenções humanas.

A sustentabilidade envolve os aspectos econômicos, culturais, sociais e, claro, ambientais de uma sociedade, ou melhor, da sociedade. Desse modo, para que um empreendimento ou uma ação seja sustentável, ela precisa ser economicamente viável, culturalmente aceita, socialmente justa, ecologicamente correta e as características predominantes devem ser a continuidade e a coerência.

Continuidade e coerência: aqui chegamos a um ponto interessante. De que adianta eu fechar bem a torneira de vez em quando, se quando lavo o carro esqueço por horas e horas a mangueira aberta? É preciso pensar e criar o hábito, o costume de seguir atitudes sustentáveis, gerando assim uma cultura da sustentabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário