quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Os Textos do Jornal

Os textos de um jornal são voltados para a comunicação, que é entendida aqui como a troca de informações. Por isso, não é de se estranhar que a principal característica deles seja o tom informativo.

De maneira genérica, é costumeiro se referir a todos os textos jornalísticos como “matéria”. Entretanto, há nos jornais vários tipo de textos, que, geralmente, estão divididos de acordo com suas características e objetivos específicos. Vejamos alguns exemplos de textos jornalísticos e suas principais características (sempre em ordem alfabética):

Artigo é um texto, sobretudo, opinativo. O que quer dizer que ele veicula a opinião de alguma pessoa ou setor da sociedade em particular. Normalmente, são escritos por não-jornalistas, mas especialistas em outras áreas.

O artigo é diferente de coluna, que é escrita por um mesmo autor, o colunista, que mantém um vínculo empregatício com o jornal. Já os “articulistas” são convidados que, eventualmente, escrevem sobre um tema específico, por um tempo determinado e sem remuneração.

As cronicas são um tipo híbrido de texto, que pode ser tanto literário quanto jornalístico. Sua principal fonte está nos acontecimentos diários, narrados ou descritos sob um ponto de vista crítico. O cronista, que normalmente é um jornalista de “mão cheia”, filtra os elementos do cotidiano adicionando umas pitadas de ficção, e, voilà, nasce uma crônica.

Já o editorial não é exatamente um texto, mas uma seção do jornal que possui textos que são selecionados de acordo com o público, o objetivo ou o conteúdo, por exemplo, política, economia, cultura, esportes, etc.

A notícia é a alma de um jornal, caracterizada pela linguagem direta e formal. Normalmente, é escrita em terceira pessoa, de forma impessoal, e segue a técnica da pirâmide invertida, o que quer dizer que as informações mais importantes devem constar logo no primeiro parágrafo, o que também é chamado de “lide” ou “lead”.

As notas, geralmente, são textos curtos, compostos apenas pelo lide e tratam de assuntos de fácil compreensão.

Além desses, temos ainda a reportagem que, como o próprio nome explicita, é o ato de reportar, ou descrever e caracterizar eventos. Há ainda outros tipos de textos, mas esses são os mais comuns e facilmente identificados.

E você? Já leu o jornal de hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário