quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O que os famosos querem dizer com suas atitudes?

Às vezes, é difícil acreditar que os famosos são gente como a gente, devido às suas inúmeras atitudes excêntricas. Agem como se fossem deuses, eternos e inatingíveis. E o pior: alguns de seus fãs concordam. E a maioria acaba se esquecendo de eles que também são seres humanos e, portanto, limitados.

Mas, o que será que os famosos querem dizer com essas atitudes?

O dicionário Michaelis dá algumas definições e entre elas está a que nos interessa: “Norma de proceder ou ponto de vista”. Vemos que as duas estão intimamente relacionadas, pois, geralmente, procedemos de acordo com normas – mesmo que inconscientemente – e que nossas atitudes sempre são definidas por pontos de vista. Não é mesmo?

Assim, quando os famosos tomam essas atitudes excêntricas, significa que eles estão querendo mostrar seus pontos de vista, mostrar o que pensam e o que são. No rock, por exemplo, se fala em “atitude rocker”, que tem muito a ver com o “fugir do mainstream”, ou seja, fugir do mediano, do senso comum, do que é comum em geral. Exemplos claros dessa atitude roqueira são as bandas Pearl Jam e Rage Against the Machine, que sempre se destacaram por burlar as regras impostas pela indústria da música e por possuírem um engajamento político.

Os famosos têm essa liberdade de se expressar de maneira mais clara e, por vezes, exacerbada para mostrar suas opiniões. Depois, cabe a nós, meros mortais, decidir quais são as “atitudes” importantes e que devem ser seguidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário