terça-feira, 11 de outubro de 2011

Crônicas … e agudas

Caro leitor, se você já passou por este blog, deve ter percebido que gosto de ler e, principalmente, gosto de indicar leituras. Por isso, estou escrevendo esse post, para falar sobre o que li e que recomendo para que você leia também.

Sou do tipo de pessoa que lê de tudo, mas tenho preferência por gêneros mais curtos, que são em geral mais densos. Por exemplo, o poema, o conto e a crônica. Entre esses gêneros mais curtos, gosto muito de haicais que é onde o artista tem que expressar o máximo com o mínimo de palavras. Os grandes nomes brasileiros do haicai são os paranaenses Paulo Leminski e Helena Kolody, que foi a primeira mulher no Brasil a escrever haicais. Se quiser saber um pouco mais, é só dar uma “googleada”.

Contos e crônicas também me agradam muito. Contos têm aquilo de você não precisar ler mais de uma vez a mesma frase, não consigo manter minha atenção por muito tempo. O mesmo acontece com as crônicas. Gosto muito das crônicas do Rubem Braga, do Luis Fernando Veríssimo e, ultimamente, tenho acompanhado as crônicas publicadas na Gazeta do Povo, tenho gostado bastante.

O blog “Dias da Vida” também é interessante, crítica com inteligência sem ser “intelectualóide” demais, que, aliás, é um defeito que cronista não deve ter, já que as crônicas devem se aproximar do cotidiano, daquelas conversas de esquina. E, por isso, recomendo o blog e suas crônicas agudas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário