quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Charge, quadrinhos e caricaturas: quais as diferenças

As charges, os quadrinhos e as caricaturas têm em comum o humor crítico. O que os diferencia é o modo como são tratados os temas.

Embora não haja uma fronteira definitiva entre os gêneros, tentaremos delimitar alguns pontos. A principal característica que une as charges, os quadrinhos e as caricaturas é o humor, que é uma maneira humana de representar e expressar situações, comumente usando distorções e exageros para demonstrar um ponto de vista.

As distorções e exageros são as principais características da caricatura. Caricaturar é deformar pontos específicos de uma situação, coisa, fato ou pessoa, mas conservando o essencial para não apagar as referências e facilitar a identificação. Geralmente em jornais, ela é usada como ilustração de uma matéria, sendo auxiliar, portanto.

Quando o fato pode ser resumido de maneira clara e inteiramente representado em uma forma gráfica temos a charge. A charge nasceu da caricatura. Um francês implicava com o governo, mas ao invés de colocar nomes ou citar fatos, ele ia ao ataque (charge em francês significa ataque) com desenhos que sintetizavam sua opinião. Ainda hoje a charge guarda agressividade, sobretudo com as situações políticas e religiosas.

Os quadrinhos talvez sejam os mais facilmente identificados, pois têm personagens e elencos fixos em uma narrativa sequencial. O tamanho do quadrinho é relativo, pode ser uma tira de três quadrinhos, uma página ou então uma revista. Nos jornais são comuns as tiras diárias mais curtas, mais parecidas com as charges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário