quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Casas flutuantes: alternativa sustentável

Arquitetos holandeses estão projetando casas flutuantes e sustentáveis, cobertas por flores e outras plantas. A propósito, recentemente em um post falei sobre casas sustentáveis.
Resultado de uma parceria entre Studio Noach, a arquiteta Anne Holtrop e o botânico francês, Patrick Blanc, a iniciativa compreende uma série de “soluções sustentáveis” que culmina em uma alternativa que resolve tanto o problema do descarte de embalagem – que é a matéria prima utilizada na confecção das casas – até o problema da moradia em áreas de alagamento.
A Holanda, por estar abaixo do nível do Mar, sempre teve preocupação em encontrar opções para diminuir os riscos e impactos. No Brasil, assim como em outros pontos da América Latina, casas flutuantes e palafitas é uma tradição, sobretudo na Amazônia. A diferença está na tecnologia empregada e nos impactos causados, já que a maioria dessas casas não possui tratamento de esgoto ou mesmo descarte adequado do lixo.
Interessante seria que pesquisadores brasileiros observassem o modelo holandês e o adequasse às particularidades brasileiras, encontrando uma maneira de fazer com que essas casas flutuantes e palafitas também fossem sustentáveis e ecologicamente corretas. Assim, essas casas se tornariam, também, uma alternativa saudável para o problema habitacional das regiões próximas aos rios e mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário