quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dicas para interpretar as charges

Textos não são compostos apenas por palavras, mas sim por símbolos, imagens e ideias que devem ser decodificadas, ou seja, lidas pelo leitor. Assim “funcionam” as charges, que aliando textos verbais e imagens ajudam o leitor a entender a “mensagem”, ou melhor, as mensagens. Já que, normalmente, mais de uma interpretação é valida.
Pode parecer óbvio, mas pessoas diferentes terão interpretações diferentes sobre as mesmas charges. O que difere e o que vai determinar a interpretação são os conhecimentos prévios do leitor. Assim, ao lermos umacharge sobre a condição político-social da Bulgária em 1925, a menos que tenhamos lido algo sobre, não entenderemos quase nada, não é?
Entretanto, cabe ao chargista fornecer alguns indicativos ao leitor. De modo mais claro, podemos dizer que deve haver um pacto entre o leitor e o chargista. Um fornece as pistas, o outro as recolhe e assim formam-se as interpretações. Importante aclarar que interpretação não é o mesmo, em absoluto, que opinião. Além disso, o acordo entre as partes não prevê que as opiniões sejam idênticas. Isso acontece porque gerar o debate é a função primária das charges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário