quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dicas para ler um livro

Essa é uma receita básica e infalível para quem pretender ler um livro. Anote os ingredientes, reserve uma pitada de tempo, mãos e olhos à obra. Acompanhe os passos a seguir:
1. Encontre o livro – esse é o item principal de nossa receita, por isso muita atenção. É possível encontrá-los em bibliotecas ou livrarias. Caso não o encontre nesses locais, tente pedir a um vizinho ou amigo. Professores costumam ter alguns estocados, não hesite em procurá-los. Importante: para que a receita dê certo, prove o livro antes, uma espiadela na capa ou primeira página deve servir.
2. Leve-o para casa – resista à tentação de começar a ler no trabalho ou no banco. Em caso de suspense ou drama, os danos podem ser irreversíveis. É praticamente impossível se concentrar quando um assassinato está prestes a ser cometido. (vide Crônica de uma morte Anunciada de Gabriel García Márquez).
3. Aqueça o ambiente – o contrário também vale, o importante é que o ambiente esteja aconchegante. Cadeira, sofá, cama ou rede são bons aditivos. Acrescentar uma xícara de café, doces, pipocas ou mesmo um bom drink é permitido. Entretanto, televisão não. Ela pode fazer tudo desandar, reserve-a para outros momentos, como para assistir um bom filme, por exemplo.
4. Comece a ler – com os ingredientes em mãos, ambiente aquecido é hora da leitura. Leia, apenas se entregue à história. Para não se distrair, é possível usar fones de ouvido, com ou sem músicas – a gosto.
5. Aproveite a leitura – ler não é apenas decodificar, tente sair da superficialidade, busque aprender o sentido total do texto. Lembrando que nem todos os resultados são iguais, o que não significa que todos sejam válidos. Para não errar, a dica é praticar sempre, assim você encontrará o ponto ideal de sua leitura.
PS.: Se no meio do caminho surgir uma pedra, é possível recorrer às dicas do blog Livros e pessoas. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário