segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Serviços ambientais: o que é?

Em um país com uma economia eminentemente agrícola e agropecuária, como é o caso do Brasil, o pagamento ou compensação por serviços ambientais têm sido uma estratégia interessante e válida para promover a sustentabilidade.

Por serviços ambientais se entende o trabalho da natureza para a manutenção da vida e de seus processos. A regulamentação dos gases, a conservação da biodiversidade e a regulação das funções híbridas, por exemplo. Em outras palavras, são as condições mínimas que a natureza oferece para o desenvolvimento humano.

O problema consiste na não preservação dessas condições básicas. Por isso, governos, empresas privadas e organismos internacionais estão estudando maneiras de fomentar o cuidado com os recursos naturais, aliado ao crescimento econômico.
O PSA, que é o pagamento por serviços ambientais, surgiu dessas buscas por alternativas de desenvolvimento. O objetivo do PSA é corrigir a omissão secular quanto à preservação e viabilizar a conservação das florestas. Funciona da seguinte forma: paga-se determinada quantia a quem mantém, cuida e preserva as florestas.

Assim, o proprietário rural que preservar o ecossistema original de sua propriedade receberá uma bonificação. E quem paga essa bonificação? Essa é uma questão que afeta toda a sociedade, por isso, em tese, a conta é dividida por todos.

Entretanto, alguns incentivos podem ser indiretos, como empresas que pagam mais por produtos que venham de espaços preservados. Por exemplo, um acréscimo no valor do leite daquela propriedade que preserva as nascentes.

Pensar em sustentabilidade, agir sustentavelmente não é tarefa fácil, pois implica abrir mão de recursos financeiros imediatos em função de um bem maior, que não necessariamente gere mais lucros. Sustentabilidade, no momento, é o maior desafio para a manutenção da sociedade capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário