segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Crônica humorística: pra descontrair um pouco

O humor faz parte do ser humano: rimos e fazemos rir. Rimos até da desgraça alheia e principalmente das nossas tragédias. Há quem diga que o riso SÓ pode nascer da tragédia, irônico não?

E a ironia que provoca riso foi objeto de estudo de nomes como Sigmund Freud, Mikhail Bakhtin e Vladimir Propp. Para eles, a ironia é o melhor recurso de comicidade empregado pelo humor. Isso porque a ironia almeja o significado oposto do que é colocado. Já rir sobre nossos problemas, ou problemas dos nossos vizinhos que poderiam ser nossos, nos faz refletir sobre possíveis soluções.

É que, de certa forma, depois de passar pelo crivo do humor conseguimos processar melhor nossos problemas, filtramos e vemos o que realmente importa e onde estamos exagerando. Deve ser por isso que as crônicas de humor fazem tanto sucesso.

Como sabemos, as crônicas falam do cotidiano, daquelas coisas que se passam o tempo com todo mundo. Segundo o Google, Chaplin disse “ A vida é comédia para quem vê e uma tragédia para quem vive”. É bem por aí. Então, que seja bem vinda e lida a comédiada vida privada e, de preferência, vida alheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário