quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O que é e quem é Pop?

“Uma das maiores estrelas pop da atualidade chega ao Brasil”. Esse poderia ser o anúncio de uma visita da Madonna, da Beyoncé, da Britney Spears, Quentin Tarantino, Woody Allen ou mesmo da falecida Amy Winehouse. As noticias dos famosos são quase sempre parecidas, não? Mas o que faz com que famosos com personalidades tão distintas sejam tratados por um mesmo rótulo: artista POP, aliás, o que é ser pop?

Pop, segundo meus muitos estudos – Google –, é um “tipo de cultura” que nasce da indústria cultural. Indústria cultural, por sua vez, é o setor da sociedade responsável por produzir os “bens culturais” que consumimos, ou seja, músicas, filmes, moda e etc.
Um ponto importante da cultura pop são suas diversificadas formas de expressão.

Além disso, o pop nasce dessa cultura de massa – que pretende vender o mesmo para todo -, mas não se submete pacificamente a ela. Tudo o que tem a ver com cultura pop tem um que de subversão.

Quer exemplo melhor do que a Lady Gaga que concentra todas as “características” de uma cantora pop de modo caricato? Aliás, Gaga aprendeu com o melhor David Bowie que sempre soube ser, e se fazer, notícia.

Engrossando a lista dos grandes nomes pop incluímos Michael Jackson, os Beatles, Elvis Presley, Heidi Klum, Gisele Bündchen, Marylin Monroe, Banksy e o pai da arte pop contemporânea: Andy Warhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário