sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Política nas Charges do Benett

Benett Alberto de Macedo, mais conhecido como Alberto Benett, ou simplesmente Benett, é um chargista paranaense, que vive em Curitiba e escreve para a Gazeta do Povo. O emprego do termo “escreve” é intencional, pois Benett, por meio de suas charges, faz verdadeiras crônicas políticas.

Aliás, acho que já falei sobre a semelhança – que pelo menos eu vejo – entre crônicas e charges. Ambas sintetizam eventos do cotidiano. O chargista, assim como o cronista, pega um tema corriqueiro, que pode ser pessoal, filtra e dá sua opinião de maneira quase sempre irônica, contundente e cômica. É isso que Benett faz.

Recentemente, ele fez uma História em Quadrinho, contando como é a vida na Assembleia Legislativa. Nesse desenho em específico, ele faz uma síntese incrível da vida parlamentar e da situação política.

O nome dado à HQ Espiando a Assembleia Legislativa dá bem o tom de estarmos sempre de fora, sempre alheios ao que acontece na casa que deveria ser nossa, mas que há tempos é “da mãe Joana”.
Para entender o que eu estou falando, espie a HQ do Benett, que eu peguei no blog Salmonelas.

É ou não uma charge de categoria, que nos faz pararmos pra pensar a respeito da situação política de nosso país? É isso que um chargista deve fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário