sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Instituições ambientais do Brasil

A política ambiental brasileira é tardia, e surgiu em função de pressões externas, sobretudo, após os anos setenta. Exemplo dessa política tardia é a lei contra crimes ambientais que ainda não completou 15 anos. E há toda a discussão em torno do “Novo Código Ambiental” e acriação da Usina de Belo Monte, além dos grandes debates sobre a isenção das instituições ambientais brasileiras. Que é sobre o que falaremos aqui.

Antes de conhecermos as intuições ambientas oficiais do Brasil, porém, vamos entender o que são e, para que servem. As instituições são um conjunto de regras e normas, sancionadas, aceitas e pela sociedade, certo? São interdependentes e servem para garantir a satisfação das necessidades da sociedade. Em suma, as instituições servem para manter o equilíbrio nas sociedades.

Desse modo, as instituições ambientais devem visar o equilíbrio da sociedade, o que preveem os pressupostos da sustentabilidade tão falada e comentada por nós.
Agora sim, abaixo há uma lista com as principais instituições brasileiras:
  • IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
  • CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente
  • IBGE – Instituto de Geografia e Estatística
Em caso de presenciar algum abuso ou crime ambiental, entre em contato com algumas das instituições acima citadas. Esse é um direito e dever de todos que prezam a sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário