domingo, 1 de abril de 2012

Quando a charge e o texto se complementam

Charges são compostas por imagens e textos complementares, agregando ou intensificando um o sentido do outro. Geralmente, elas são usadas para marcar e indicar posições ideológicas, políticas e religiosas, por exemplo.
No entanto, algumas vezes, nos deparamos com charges “homenagens” e aí fica essa relação de “complementação” entre um e outro fica ainda mais evidente e, porque não dizer, mais bonito?
Foi o que fez Bennet, em razão da morte de seu amigo, Victor Folquening. A charge publicada mostra essa sensação que nos invade ao perder alguém. Os pequenos textos que acompanham a charge “desenham” as preferências de Victor, assim como seus trejeitos e personalidade.
A impressão que fica é que nós também somos amigos de Victor.
A maneira como Benett descreve – e que fique registrado que ele é tão bom escrevendo quanto desenhando – seu amigo é carregada de saudades, de nostalgia e enche o peito de uma sensação melancólica, mas que não é pesada. É leve, como Victor era.
Bennet é um dos meus chargistas preferidos, já disse isso, mas preciso repetir e externar o quanto é genial a maneira como ele utiliza os recursos que dispõe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário