sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A presidenta segundo os chargistas paranaenses

Dilma Roussef é a primeira presidenta do Brasil e podemos dizer, sem falsa modéstia, que é também a mulher mais importante para a política e economia da América Latina. 

Sendo, portanto, alvo preferencial e obrigatório dos chargistas, os cronistas do traço.
Desde sua eleição venho prestando atenção à maneira como ela está sendo retratada, principalmente nos jornais paranaenses a que tenho acesso. Já devo ter declarado, mais de uma vez, que gosto muito dos chargistas da Gazeta do Povo, sobretudo do Benett. Ele consegue filtrar temas cotidianos com um olhar crítico e apurado, que não permitem ao leitor uma leitura passiva, o questionamento é imprescindível.

Nas charges de Benett, Dilma aparece constantemente amedrontada. Daí se pode inferir que esse “medo” é resultante da soma das pressões: própria do cargo, fato de ser a primeira mulher a ocupar tal cadeira, governar com a presença esmagadora da oposição e substituir um dos presidentes mais populares que o Brasil já teve. Benett consegue capturar a essência dessa situação e transferi-la ao papel.

Outro importante chargista é o Paixão, que sempre retrata a presidenta com a “comissão de frente” avantajada, que é uma maneira muito divertida de dizer que ela é uma mulher de peitos, traduzindo assim a ousadia e arrojo da presidenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário