quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Escritores paranaenses

Esse texto é uma ode à literatura paranaense. Exageros à parte, esse é sim um texto para apresentar um pouco a literatura feita por paranaenses, de nascimento ou adoção.
Confira abaixo os nomes e algumas informações sobre os principais autores do Paraná.
Paulo Leminski 
Esse é um dos nomes mais representativos e lembrados quando se trata de literatura paranaense. Sua obra é complexa e diversificada, transitando por poemas e canções populares. Teve composições gravadas por nomes como Caetano Veloso. Com trocadilhos de muitos sentidos, profanou ditados populares além de ter escrito belíssimas cronicas da vida brasileira. E, assim como sua musa inspiradora Alice Ruiz e sua mestra Helena Kolody, escreveu haicais.
Helena Kolody 
Uma das poetisas mais importantes da literatura nacional, pois foi a primeira mulher a escrever e publicar haicais no Brasil. Publicou mais de 20 obras, e entre seus admiradores estão Paulo Leminski e Carlos Drummond de Andrade (!).
Dalton Trevisan 
Enigmático como seus personagens, é um dos maiores contistas e cronistas do país. Entre suas obras, se destaca o livro de contos “O vampiro de Curitiba”, que ajuda a aumentar o mistério em torno de sua figura, que é avesso à imprensa, não dá entrevista e raramente se deixa fotografar.
Alice Ruiz 
Nascida em Curitiba, é escritora e tradutora de haicais. Além disso, ela compõe letras de músicas, tendo inclusive lançado um CD com as participações de Zélia Duncan e Arnaldo Antunes.
Cristóvão Tezza 
Possui obras nacionalmente reconhecidas e premiadas. Também foi professor universitário e crítico literário.
Domingos Pellegrini 
Nascido em Londrina, onde ainda vive, é romancista, contista, cronista, poeta, jornalista e publicitário. Recebeu inúmeros prêmios, com destaque para “O homem vermelho” com forte apelo político.
Caso queira conhecer um pouco mais sobre os escritores paranaenses, é só visitar o site da secretária de educação. Lá tem materiais sobre a vida dos escritores e – melhor de tudo – algumas obras para download.

Nenhum comentário:

Postar um comentário